O ensino fundamental I, prepara os alunos com o aprendizado de disciplinas mais especificas, abordando assim, os conhecimentos mais aprofundados de cada área, preparando melhor os alunos dessa faixa etária, embasando-os com conhecimentos suficiente para uma excelente formação e preparo para vida prática e embasamento consistente para o Ensino Médio.

No Fundamental II a criança entra na fase da descoberta tanto de si mesmo e como ela deseja se colocar na sociedade. É a fase onde as referências precisam ser muito bem definidas para o melhor direcionamento da fase adulta. Nessa etapa a escola precisa estar muito mais atuante no amparo e formação de conceitos morais e éticos. O Colégio Vila, através do respeito e conscientização, trabalha na lapidação do aluno, formando um bom filho, um bom amigo, um bom aluno e consequentemente uma peça fundamental para uma sociedade mais justa e evoluída.

As áreas de ensino desde a língua Inglesa, Matemática, Geografia, História, Esportes, Robótica, Meio Ambiente, Educação Financeira, Física, Química, Informática.

O colégio dispõe de ferramentas adequadas para o desenvolvimento do conhecimento científico e a relação que o aluno tem com o meio onde vive, formando assim, estudantes que estejam preparados para ser protagonista ou membro de destaque no grupo social onde vive.

O colégio dispõe de equipe capacitada a desenvolver trabalhos com criança de 10a 10 anos respeitado a realidade de mundo onde eles vivem. A equipe direcionada para oferecer aos alunos o que há de mais atual e prático no aprendizado dos estudantes.